SomosPais Curso Preparação parto Lamaze Internacional LCCE, Recuperação pós parto, Aleitamento

www.somospais.com.pt Cursos pré e pós parto Lisboa e Cascais. Cursos Aquaticos e Preparação Parto tecnica certificada pela LAMAZE Internacional: Visa ensino noções teóricas da anatomia feminina, fisiologia gravidez, desenvolvimento fetal, mecanismo parto esclarecendo casal Ginástica Recuperação Pós Parto: Recupera forma,confiança e auto-estima da mãe, 8 dias após parto 3 semanas após cesariana. workshops mensais sobre amamentação 919498254 geral@somospais.com.pt

quarta-feira, março 03, 2010

Filipa Estoril Curso Preparação no pré parto 2007

"Ter um bebé, foi das experiências que mais prazer me deu viver!
Já antes da gravidez, havia recolhido um folheto da Lucília para dar a uma amiga que estava grávida.
Guardei um para mim! E que bem fiz eu...

Apesar de ter uma gravidez sem nenhum percalço, de estar tudo a ocorrer com muita naturalidade, de não existirem receios principalmente com o nascimento, decidi fazer a preparação para o parto com a Lucília. Informação é sempre bem vinda e quanto melhor preparada, mais tranquilidade se transmite ao bebé.
O mais importante era dar o melhor de mim ao bebé que aí vinha. Depois de saber que estava grávida, a única coisa que me ocorreu, uma vez que não consumia alcool nem tabaco, nem medicamentos de qualquer espécie, já para não falar de outras coisas mais prejudiciais, foi que não me ia mais enervar com nada nem ninguém! E se me podia preparar para o nascimento, melhor!

A forma como a Lucília se preocupa e nos acompanha até ao fim (quer saber como estamos psicológicamente, fisicamente, qual o peso, corrige a alimentação), a forma como transmite conhecimento ou ensina, tornou cada aula num prazer de frequentar. É muito prática, muito simpática e segura. Transmite muita segurança, o que é importantíssimo.
Gostaria de realçar 2 ou 3 coisas que recordo e foram igualmente muito importantes: as aulas de amamentação; as aulas com o pai, ou a pessoa que ia estar presente no nascimento; os passeios no paredão; os livros que recomendou.

(...)

A minha experiência foi óptima! Na gravidez nada de enjoos, nada de desejos, nada de dores... se não fosse a barriga a crescer, nem parecia uma grávida! Foi uma gravidez santa! Tudo muito natural. Aquilo de que me queixo, foram os 15 dias para o corte da episiotomia sarar, que me doía muito. Nada de sentar. Ou deitada ou em pé e em pé também custa um pouquinho! Depois, mais 15 dias para as dores das costas... Meu Deus, bem que avisou para ter cuidado com a postura!

Por acaso chovia no dia seguinte a ter chegado a casa... mas eu sentia-me tão bem, que quando olhava para a rua, via um lindo dia de sol! Uma calmaria, uma plenitude só explicável pelo que sentia quando olhava aquele pequeno ser.

Já agora, a amamentação! Dá muito trabalho, um trabalhão. Nos primeiros 4 meses, nem se fala. É mamoca sempre de fora. Mas depois, as vezes que me deitei (sim, dava-me jeito assim) só para que ela mamasse... De manhã, ao almoço, quando chegava a casa, à tarde... mais 2 ou 3 vezes antes do adormecer e durante a noite, outras tantas! Aqui, o que a Lucília me ensinou, teve uma grande importância, porque eu queria amamentar. Nem pensar em fórmulas nem biberãos... A minha filhota esteve até aos 6 meses só com o peito! Mesmo depois de começar a introduzir as papas, o forte da sua alimentação continuava a ser o peito! Foi importantíssimo o que aprendi, especialmente no início, enquanto o leite não é o definitivo e foi fulcral cumprir, nas duas mudanças do leite, o não beber muita água. A amamentação foi igualmente muito natural. Só um ou dois dias é que o peito encheu um pouco e tive de massajar para não encaroçar. A minha filha é muito saudável. Compensou o trabalho de a amamentar. As vezes que lhe dei de mamar, meu Deus!

Resumindo: só beneficiei por me ter decidido pela preparação para o parto com a Lucília. No fim de contas, este contacto veio a ter impacto em tudo o resto que viria depois do nascimento: a minha calma e segurança que se transmitiram ao bebe, ao marido e a toda a família. Nunca tive grandes dúvidas, sempre soube quando ela estava realmente doente, ou se tinha fome ou se estava triste ou se precisava de atenção. Nós pais sabemos, aquele ser é um pedaço de nós e conseguimos sentir o que se passa. É inerente! Não se consegue explicar! A amamentação, que foi de uma naturalidade espantosa. O criar um bebe, o ajudar este ser que é e será no futuro um habitante deste planeta, bastando para tal amá-lo, respeitá-lo, ensiná-lo, tratá-lo com muita calma e como um igual e assim conseguimos obter dele tudo o que queremos. A minha filha é uma criança muito feliz, cheia de vida, com uma sede de aprender que admiro. Eles são aquilo que lhes ensinamos a ser. Se lhe mostrarmos o bem, mais tarde, irão com certeza fazer as escolhas em consciência e se escolherem maus caminhos não será por não lhe termos mostrado os mais certos. Estou certa de que estou a fazer um bom trabalho na criação e educação da minha filha.

Veja lá se quer que lhe escreva uma versão mais pequena... é que me entusiasmo a escrever e gosto de contar a experiência, com pormenores...!
Para compensar as histórias terríveis que se ouve falar!"

Filipa Estoril Curso Preparação no pré parto 2007
Saiba mais em www.somospais.com.pt

Etiquetas: , , , , ,